You are currently viewing Os impactos e os riscos do cibercrime

Os impactos e os riscos do cibercrime

  • Post author:
  • Post category:News

A era digital trouxe inúmeras oportunidades para empresas e também abriu portas para um inimigo invisível: o cibercrime. Já foi o tempo que os ataques cibernéticos eram uma possibilidade remota. Agora, eles são a realidade que mais afeta organizações ao redor do mundo diariamente. Infelizmente, a questão já não é se você será atacado, mas quando isso acontecerá e quão preparado você está para lidar com as consequências.

Neste artigo, você vai entender a fundo os impactos diretos e indiretos que os cibercrimes podem gerar para o seu negócio e, principalmente, quais são as medidas que podem ser tomadas para minimizar as vulnerabilidades e garantir a segurança da sua empresa.

O cibercrime: fatos alarmantes

Os cibercrimes estão crescendo com uma velocidade impressionante e cada vez mais sofisticados, tornando-se um dos principais riscos para empresas em todo o mundo. Segundo um relatório da Cybersecurity Ventures, os danos financeiros causados pelo cibercrime podem atingir US$ 10,5 trilhões por ano em 2025, superando até mesmo o tráfico de drogas como uma das atividades ilícitas mais lucrativas. 

Se por um lado a transformação digital tem mudando o cenário de organizações em todo o mundo, por outro, esse crescimento exponencial veio com muitas vulnerabilidades para ataques, já que temos cada vez mais dispositivos conectados e dados compartilhados online a todo instante.

Outro dado alarmante é o fato de que mais de 60% dos ataques cibernéticos visam pequenas e médias empresas (PMEs). Organizações desse porte geralmente destinam menos recursos e esforços investidos em segurança cibernética, o que as torna alvos fáceis para criminosos digitais. 

O grande equívoco é que muitas vezes, as PMEs acreditam que sua operação é “pequena” e por isso não atrai atenção, mas, na prática, elas estão no topo da lista de alvos por sua vulnerabilidade. Além disso, um único ataque pode ser suficiente para levar qualquer empresa à falência, já que o custo médio de um ataque cibernético, incluindo perdas financeiras diretas e custos de recuperação, ultrapassa R$ 200 mil.

Esse aumento significativo nos ataques ficou mais visível a partir da pandemia de COVID-19. Com a adoção acelerada do home office, muitas empresas precisaram implementar rapidamente soluções digitais sem tempo suficiente para garantir sua segurança. O resultado disso foi o início de golpes em série a redes e dispositivos desprotegidos, causando um grande prejuízo sem precedentes.

Resultado disso é o aumento considerável no volume de ataques de ransomware e as   empresas sendo extorquidas em valores recordes para desbloquear seus dados ou impedir a exposição de informações sensíveis.

Veja a seguir os principais impactos diretos e indiretos que o cibercrime pode causar.

Impactos diretos do cibercrime

1. Perda financeira

Ciberataques podem resultar no desvio direto de dinheiro ou em altos custos relacionados à recuperação de sistemas. Além disso, pagamentos de resgate em casos de ransomware são cada vez mais comuns, colocando empresas em situações financeiras críticas.

2. Perda de dados

Dados são um dos ativos mais valiosos de qualquer organização. Um vazamento pode expor informações confidenciais de clientes, funcionários e fornecedores, causando uma interrupção severa nas operações.

3. Danos à reputação

Um ataque cibernético pode destruir a confiança de clientes e parceiros. O impacto reputacional muitas vezes é irreparável, levando anos para ser reconstruído, se é que isso será possível.

4. Implicações legais

Regulamentações como a LGPD impõem multas severas em casos de vazamentos de dados sensíveis. Além disso, as empresas podem enfrentar ações judiciais de clientes e parceiros prejudicados.

5. Tempo de recuperação

A recuperação após um ataque pode levar semanas ou até meses, interrompendo completamente as operações. Durante esse período, a empresa continua acumulando perdas.

6. Custo de oportunidade

Enquanto lida com o ataque, sua empresa deixa de fechar negócios, cumprir prazos e inovar, gerando perdas de receita e oportunidades que dificilmente serão recuperadas.

Impactos indiretos do cibercrime

1. Custo com perícia

A contratação de especialistas para identificar a origem do ataque e mitigar danos pode ser extremamente cara.

2. Responsabilidade civil

Empresas podem ser responsabilizadas por danos causados a terceiros devido a falhas em proteger dados ou sistemas.

3. Recuperação de ativos

Investimentos pesados podem ser necessários para recuperar ativos roubados ou comprometidos, como softwares, infraestrutura e licenças.

Qual é a melhor forma de se proteger do cibercrime?

Você deve se perguntando o que fazer em um cenário alarmante como esse. Proteger sua empresa contra cibercrimes requer uma abordagem abrangente que envolva tanto tecnologia quanto conscientização. Felizmente, existem diversas estratégias que você pode adotar para minimizar riscos e mitigar os danos potenciais de ataques cibernéticos.

Estratégias preventivas

  • Treinamento e conscientização de todos os colaboradores: Cibersegurança é uma estratégia que faz parte da Cultura Organizacional.
  • Monitoramento constante: Políticas e boas práticas aliada a um planejamento efetivo. O Roadmap de Cibersegurança é um plano vivo e contínuo.
  • O básico bem feito: Adoção de Senhas fortes e MFA autenticação de multifator; Controle de acessos; Atualizações de software, hardware e configuração de redes; Backup seguro e testado; Soluções para proteger e detectar atividades maliciosas…

Um aliado para todas as empresas de qualquer tamanho ou seguimento.

Os Serviços de Segurança Gerenciados (MSS) é a alternativa mais eficaz e acessível para empresas que desejam alta proteção sem comprometer o orçamento. O nosso serviço oferece:

  • Equipe de especialistas em todas as camadas de segurança e em diversas tecnologias.  
  • Suporte e monitoramento, com ações preventivas de análises e relatório periódico de ataques bloqueados, riscos e plano de ajustes. 
  • Consultoria estratégica para apoiar no mapeamento das reais vulnerabilidades do seu ambiente para criar um plano de prevenção e redução da superfície de ataque. 
  • Soluções tecnológicas na modalidade SaaS – Software as a Service, que permitem investir só no que precisa agora, e com toda flexibilidade para crescer gradativamente ou reduzir, sem sacrificar ou desperdiçar o seu orçamento.  

Mesmo depois de alguns anos, a pandemia deixou uma lição clara: não sabemos o que o futuro nos reserva – não seja pego de surpresa! Empresas que não estavam preparadas para lidar com crises sofreram impactos devastadores. O mesmo vale para a segurança cibernética. Ignorar significa abrir caminho para ataques que poderiam ser previstos, evitados ou minimizados.

O cibercrime não é uma possibilidade remota ou uma ameaça abstrata, é uma realidade concreta que pode causar a falência de empresas despreparadas. Proteger o seu negócio é muito mais que uma questão de sobrevivência, e sim de assegurar seu futuro em um mercado cada vez mais digital e competitivo.

Quer ajuda para proteger sua empresa contra o cibercrime? Fale com a nossa equipe e agende uma conversa para descobrir como nossa solução de Serviços de Segurança Gerenciados (MSS) pode proteger seu negócio.